segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Galerinha! Terminou...Sintam o Clima de Porto de Galinha e vamos relaxar....

Uau!!!conclui o curso!!Brigadinho pela força colegas...especial Marildinha!!

Conceito de currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Currículo é entendido comumente como a relação das disciplinas que compõem um curso ou a relação dos assuntos que constituem uma disciplina. A integração entre estes favorece a aprendizagem devido a flexibilidade dada ao professor durante sua prática em sala de aula.
Sobre as contribuições das tecnologias na execução do projeto é de grande valia, pois dinamiza, enriquece e fomenta no alunado o desejo de fazer, de construir conhecimento, sendo este de maneira inovadora e atualizada.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


A Internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas. Os professores, precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora, no entanto mesmo com tecnologias de ponta, ainda temos grandes dificuldades no gerenciamento emocional, tanto no pessoal como no organizacional, o que dificulta o aprendizado rápido. As mudanças na educação dependem, mais do que das novas tecnologias, de termos educadores, gestores e alunos maduros intelectual, emocional e eticamente; pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar; pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos. São poucos os educadores que integram teoria e prática e que aproximam o pensar do viver.
Os educadores marcantes atraem não só pelas suas idéias, mas pelo contato pessoal. Transmitem bondade e competência, tanto no plano pessoal, familiar como no social, dentro e fora da aula, no presencial ou no virtual. Há sempre algo surpreendente, diferente no que dizem, nas relações que estabelecem, na sua forma de olhar, na forma de comunicar-se, de agir. E eles, numa sociedade cada vez mais complexa e virtual, se tornarão referências necessárias.
O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. As aulas se estruturam em projetos e em conteúdos. A Internet está se tornando uma mídia fundamental para a pesquisa. O acesso instantâneo a portais de busca, a disponibilização de artigos ordenados por palavras-chave facilitaram em muito o acesso às informações necessárias. Nunca como até agora professores, alunos e todos os cidadãos possuíram a riqueza, variedade e acessibilidade de milhões de páginas WEB de qualquer lugar, a qualquer momento e, em geral, de forma gratuita.
A Internet tem hoje inúmeros recursos que combinam publicação e interação, por meio de listas, fóruns, chats, blogs. Existem portais de publicação mediados, em que há algum tipo de controle, e outros abertos, baseados na colaboração de voluntários. O site www.wikipedia.org/ apresenta um dos esforços mais notáveis, no mundo inteiro, de divulgação do conhecimento.
Portanto é pertinente afirmar que as contribuições das TICs á prática do professor em sala de aula é imensurável no que tange a enriquecimento durante o processo de construução do conhecimento de nosso alunado.



O uso da TICs em sala de aula

Os avanços das tecnologias de informação e comunicação (TICs), a par da globalização e do aumento da competitividade, têm estado, sem duvida, a contribuir para uma mudança significativa em termos das competências exigidas às pessoas.
A escola tem procurado integrar – com maior ou menor dificuldade – os avanços tecnológicos que se dão em esferas sociais que a ultrapassam. E esta dificuldade de integração das tecnologias na escola prende-se tanto com a concepção de escola e das suas funções e organização como com a vontade de alunos, educadores e professores.
O professor não deve esperar que os computadores contenham exatamente as propostas de que precisa para trabalhar com os seus alunos. A sua expectativa relativamente à utilidade dos computadores que os alunos têm na sala de aula deve residir na idéia de que são recursos que o professor precisa conhecer, explorar e adaptar aos seus objetivos – sabendo-se que, tal como qualquer outro recurso, eles ajudarão a transformar as suas próprias práticas na sala de aula. 
È bem verdade que o uso das TICs é inovador e proporciona dinamismo na construção da aprendizagem dos alunos. Podemos afirmar este posicionamento quando do momento em que explorou-se diferentes ferramentas da web para construção de atividades do curso das tecnologias, momento este que comprovou-se o quanto é útil e necessária para a prática na sala de aula.

Refletindo sobre minha aprendizagem

Analisando todo o contexto, pesquisa e momentos de escrita e busca dos diferentes meios para uso das tecnologias durante as produções de diferentes atividades pedagógicas, sentir o quanto um professor regente pode dinamizar, inovar e atualizar suas aulas, ser um grande mediador entre conhecimento e aluno.
Ressalto minha tristeza devido vários fatores impedirem de nossos colegas profissionais fazerem uso adequados de acordo a necessidade para melhorarem a pratica e consequentemente o aprendizado atualizado dos alunos.

Unidade III Ativdade III - Plano de Aula em Slides

Sejam bem vindos a este espaço, deixe sua contribuição, pode ser intelectual ou carinhosa, de amizade! Obrigada por acessar!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Plano de Aula - Atividade 4 - Unidade II

- Língua Portuguesa: Ortografia e Caligrafia.
Livro
: Novo Eu Gosto - Caligrafia e Ortografia - Livro 2-2 ª série (3 º ano).
Autora
: Débora Pádua Mello Neves - IBEP
I - Objetivos
Reconhecer e utilizar de forma correta o traçado da Escrita manuscrita.
Dificuldades ortográficas Estudo in.
Reconhecer e utilizar de forma correta com um Ortografia de Palavras como
Dificuldades ortográficas:
II - Número de Aulas: 4
Compreensão e Construção das Regras ortográficas das COM PALAVRASce e ci, C, m pingos de p / b, r intercalado nd sílaba.
De ACORDO COM O Rendimento da turma.
III - Material
Livro adotado:
Textos Complementares
Dicionário
Caderno lápis, e Borracha
Lousa e Giz
Novo Eu Gosto - Caligrafia e Ortografia - Livro 2.
IV - Avaliação
A Avaliação Contínua serviços Devera, Durante TODO o Processo e, final, não da Momento
CONCLUSÃO E fazer fechamento da Regra ortográfica, um par Formação de cidadaos
letrados, conscientes e Independentes.

Área

O que é Hipertexto?


Posso iniciar conceituando de forma simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção.
Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo.
O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Com esta ferramenta (hipertexto) podemos trabalhar com os alunos leituras e produção de textos utilizando os links com informações para ampliar o texto principal, e assim eles acabarão aprendendo mais por terem navegado em vários links diferentes.