sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O uso da TICs em sala de aula

Os avanços das tecnologias de informação e comunicação (TICs), a par da globalização e do aumento da competitividade, têm estado, sem duvida, a contribuir para uma mudança significativa em termos das competências exigidas às pessoas.
A escola tem procurado integrar – com maior ou menor dificuldade – os avanços tecnológicos que se dão em esferas sociais que a ultrapassam. E esta dificuldade de integração das tecnologias na escola prende-se tanto com a concepção de escola e das suas funções e organização como com a vontade de alunos, educadores e professores.
O professor não deve esperar que os computadores contenham exatamente as propostas de que precisa para trabalhar com os seus alunos. A sua expectativa relativamente à utilidade dos computadores que os alunos têm na sala de aula deve residir na idéia de que são recursos que o professor precisa conhecer, explorar e adaptar aos seus objetivos – sabendo-se que, tal como qualquer outro recurso, eles ajudarão a transformar as suas próprias práticas na sala de aula. 
È bem verdade que o uso das TICs é inovador e proporciona dinamismo na construção da aprendizagem dos alunos. Podemos afirmar este posicionamento quando do momento em que explorou-se diferentes ferramentas da web para construção de atividades do curso das tecnologias, momento este que comprovou-se o quanto é útil e necessária para a prática na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário